domingo, 11 de setembro de 2011

Automonitorização: vigiando taxas

A primeira coisa que ganhamos quando nos tornamos diabéticos é um glicosímetro, um aparelho de uso doméstico para medirmos a glicemia.
A automonitorização é a única forma confiável de sabermos como estamos...
Por mais conhecedor do seu corpo, não dá para adivinhar quanto está a glicemia...se está boa ou não e as vezes nem conseguimos reconhecer se alguns sintomas são de glicemia alta ou baixa, ou mesmo se é apenas calor ou mal estar...
Não tem mesmo outra forma: temos que medir quanto está a glicemia!
Mas não é sair simplesmente furando o dedo a toda hora! Existem horários corretos para a medição, higiene correta dos dedos antes do teste, cuidados com o aparelho e também, temos que saber as faixas normais de glicemia, a fim de interpretar os resultados, caso contrário, medimos só para cumprir tabela!!
Então, vou fazer uma listinha de lembretes e coisinhas importantes para termos sucesso na automonitorização:
1. O glicosímetro é seu amigo! Leve-o a onde for!!!
2. Cada glicosímetro tem um funcionamento específico, converse com o educador em diabetes ( farmacêutico, médico, enfermeiro, nutricionista...)para que ele te ensine a usar o aparelho!
3. O aparelho de glicemia é de uso individual, não devemos ficar emprestando e nem medindo a glicemia de outras pessoas: risco de doenças e de interpretações erradas dos resultados armazenados!
4.Muitos aparelhos já vem com um lancetador ( semelhante a uma caneta, para facilitar a punção do dedo), troque a agulha do lancetador, pelo menos 1 vez ao dia.
5. Uma medida isolada não representa nada! Faça um diário, anotando as glicemias para que você tenha um perfil de como está ficando o seu controle!
6. Os horários corretos de medição são antes das refeições e 2 horas após a alimentação. Também é correto medir sempre que estiver se sentindo mal.
6. Cada lote de fita reagente tem um código, sempre que abrir uma nova caixa de fitas, lembre-se de mudar o código de leitura no aparelho, caso contrário, as glicemias podem não ser verdadeiras!
7. Antes de realizar a ponta de dedo lave as mãos. Não é necessário passar alcool no dedos, caso você faça isso, deve esperar que ele seque totalmente antes de realizar o teste.
8. O local mais indicado de fazer a punção é na lateral da ponta dos dedos e não na polpa, com isso há menos dor após o teste e também não há interferências na digital.
9. Rodizie os seus dedos! Temos 8 dedos para as punções ( exceto polegares), não torture um só...depois com o tempo ele ficará tão duro que não vai sair mais sangue!
10. Quanto mais vezes por dia você monitorar, mais fácil de controlar a glicemia. Número mínimo de glicemias ao dia: 3 ( manhã, tarde e noite).
Existem outras maneiras de controlar a glicemia, mas nenhuma tão eficaz quanto a ponta de dedo...depois vou falar mais dessas outras tentativas e o que existe no mercado!