terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Ação da insulina

Pode parecer uma coisa muito boba...mas se formos verificar a fundo cada pessoa diabética tipo 1, vamos ver que na verdade poucas sabem o por que tomam insulina e mais...qual o efeito da insulina no nosso organismo.
Esse é um princípio fundamental para podermos começar a pensar em diminuir riscos, solucionar problemas e viver saudavelmente.
Resumindo, se não soubermos a base da doença...não podemos agir corretamente no tratamento dela!
Então vamos revisar:
A insulina é um hormônio produzido pela parte endócrina do pâncreas ( as famosas células Beta). Quando não há produção de insulina, não conseguimos fazer com que a glicose, o combustível do nosso corpo, entre nas células.
Eu costumo comparar a insulina com uma chave que abre o tanque da célula e permite que ela seja abastecida de glicose, para então funcionar.

Na falta da insulina, a glicose, que entra através da alimentação, passa a vagar no sangue sem entrar em nenhuma célula, com isso quando medimos a glicemia ela estará alta.Mas o quanto é alto??? De maneira resumida e generalizada, consideramos que a glicemia, ou a glicose no sangue está alta sempre que estiver acima de 160 mg/dl após as refeições.
A célula não consegue ver que há glicose no sangue e que na verdade o que falta é insulina, então ela envia um sinal ao cérebro de que não há glicose e o cérebro por sua vez, dá o estímulo de fome, para que a gente vá adquirir glicose...Por isso um dos sintomas é a fome exagerada.
Sabendo que a insulina irá fazer com que a glicose entre na célula, podemos começar a entender a terapia e quando está faltando ou sobrando insulina.
Parece muito bobo, mas não é, aí está a explicação mais simples para que você entenda todo o resto.
Compartilhe!!!