Muitas pessoas me perguntam sobre a bomba de insulina...Algumas pensam que a terapia é algum tipo de estudo ainda, ou algo muito novo e muitas pessoas com DM tipo II ( Voltem lá na postagem dos tipos de DM) que nem fazem uso da insulina querem utilizá-la...
Para deixar as coisas mais claras, vou explicar um pouco melhor o funcionamento, indicações e como é o dia-a-dia com a bomba de insulina.
A bomba de insulina já está no mercado há mais de 30 anos, não é um estudo e já é liberda para comercialização há muitos anos por todos os orgão competentes ( FDA, ANVISA...)
Muitas pessoas buscam informações a respeito da bomba em sites não confiáveis e formulam uma idéia um pouco fantasiosa da terapia. Algumas idéias comuns são de que a bomba faz TUDO SOZINHA e que não é preciso medir mais pontas de dedo ou fazer qualquer outro controle básico. E isso, NÃO É A REALIDADE!!
A bomba tem sim uma programação de envio contínuo e automático que é o basal. Quando definimos o perfil junto ao médico, as doses por hora a serem enviadas para fazer o basal ficam na memória da bomba e não é preciso acionar nada para que o basal seja enviado. Mas devdemos lembrar que , no DM 1, o esquema utilizado é o Basal x Bolus.
O Bolus será ativado, de acordo com cada modelo de bomba e basicamente informaremos a quantidade de carboidratos que estamos comendo e quanto está a glicemia no momento.
Importante reforçar que a terapia com bomba é, assim como outras terapias, prescrita pelo médico e deve ser constantemente revisada e ajustada para um bom controle.
Existem algumas indicações para a terapia com bomba, entre elas estão pacientes que tenham um bom conhecimento sobre a doença, dispostos a se empenhar em uma terapia intensiva e que queiram usar a bomba.
Se você tem dúvidas ou se interessou, procure saber melhor sobre a terapia com pessoas que utilizam, educadores em diabetes, seu médico e em sites confiáveis, como os das empresas que comercializam o equipamento e as sociedades de diabetes:
http://www.medtronicbrasil.com.br
http://www.accuchekcombo.com.br
http://www.adj.org.br
http://www.sbd.org.br/