quarta-feira, 6 de julho de 2011

Correção de hipoglicemia...um grande problema!

Muitas vezes quando temos hipoglicemias queremos sair comendo tudo o que vemos pela frente, não é mesmo!?
Essa é uma sensação normal, mas que tem um efeito danoso para o nosso controle glicêmico: hiperglicemia de rebote!!
A pergunta que não quer calar é: Como eu faço para que a sensação horrível da hipo passe logo e eu não fique com a glicemia super alta após?
A primeira resposta é simples: dê ao corpo o que o corpo está precisando, ou seja, glicose na forma mais simples ( açúcar!!). Tome um copo de suco com açúcar, ou 1 copo de refrigerante normal, ou 2 saquinhos de mel ou o sachê de glicose ( encontrado nas lojas especializadas em diabetes). Espere 15 minutos e verifique se a  glicemia retornou ao nível normal ( acima de 80 mg/dl), caso ainda esteja com hipo, repita a operação.
O que muda a depender do esquema de tratamento insulínico que você utiliza é a manutenção: se você fizer uso de insulinas ultra-rápidas ( novorapid ou humalog) e Lentas ( Lantus ou Levemir), caso queira comer mais, terá que enviar mais insulina ultra-rápida para o que comeu após a correção da hipo.
Caso utilize outros esquemas, tal como NPH e Regular, é possível que a hipo volte após algum tempo, então recomenda-se fazer uma pequena refeição com carboidratos de absorção mais lenta, tal como cereais integrais, pães, fibras e manter o controle das glicemias capilares.
Como em todos os casos, previnir é melhor do que corrigir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário