Já falei um pouco da alimentação saudável, mas agora vamos aprofundar um pouco mais para que a cada dia a gente possa por isso em prática!
Exercício inicial: tente colocar em um papel o que você come todos os dias.
Você verá que o cardápio não varia muito, uma coisa ou outra é que a gente muda, mas no geral é sempre a mesma coisa!
Agora que você já viu o que come, tente achar o que não come, aquilo que está faltando para completar a sua pirâmide.
Até aí muito fácil,né? O difícil vem agora, colocar em prática essa alimentação e inserir no dia-a-dia aquilo que não comemos normalmente, afinal se não comemos, deve ter um motivo forte para isso!!!
Uma das técnicas legais e fácil é o prato saudável:
No prato saudável: metade do prato deve ser salada, legumes, vegetais em geral. Na outra metade ficam os carboidratos e as proteínas.
Importante, nesses 25% do prato de carboidratos, pode se misturar tipos diferentes de alimentos que estejam na classe dos carboidratos: pode ser arroz com batata, mandioca com macarrão, milho com farofa...só não pode ultrapassar o 1/4 do prato!
No restante do prato ficam as proteínas: divida entre proteína animal e vegetal. Ou seja, deve ter carne e leguminosas ( olha lá de novo na pirâmide, leguminosas são proteínas!), feijão, lentilha.. Nesse pedacinho também estão os ovos e derivados do leite, portanto, manere em cada coisa! Pode pegar um pouco de tudo, respeitando o limite do prato!
De sobremesa, fruta, suco de fruta...
Vamos tentar???
Fique firme, em breve falaremos de contagem de carboidratos, mas só dá certo para quem já sabe comer saudavelmente e já entendeu o esquema bolu x basal. Esqueceu??? Vá lá em baixo e leia novamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário