Muitas vezes escutamos as pessoas falarem sobre diabetes como se fosse um nome genérico para todas as alterações na glicemia (altas taxas de açúcar no sangue), mas não é verdade...
" Mas você é magro, como pode ter diabetes???" Quantas vezes escutamos essa frase?
Esse é um exemplo das confusões, do Diabetes tipo 1 e do Diabetes tipo 2...Tipo 1 é criança e Tipo 2 é adulto, também é algo que escutamos com frequência.
Mas afinal, qual é a diferença entre os tipos de diabetes?? Quantos tipos existem???
Existem, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 4 tipos: Tipo 1, Tipo 2, Diabetes Gestacional e Outros tipos de Diabetes.
Tipo 1, para quem esse blog se destina, são aquelas pessoas que não tem produção de insulina, por motivos autoimunes ( o corpo ataca ele mesmo). O Pâncreas, que é o órgão responsável pela produção da insulina, para de funcionar e isso pode acontecer em qualquer fase da vida, na infância ou na idade adulta. A pessoa com diabetes tipo 1, portanto, não produz nenhuma insulina e tem que tomá-la de forma exógena, ou seja, aplicá-la.
Tipo 2, o corpo produz insulina, porém de forma insuficiente ou com uma ação reduzida. É mais comum em adultos do que em crianças e com maior chance de ocorrer em pessoas sedentárias e com excesso de peso.
Gestacional, acontece no período da gravidez, podendo se manter após o nascimento do bebê ou voltar mais tarde, como diabetes do tipo 2.
Como a gente vê, cada tipo de diabetes é diferente e por isso o tratamento também é diferente. Mas é importante lembrar que o que define o tipo de diabetes não é usar ou não insulina, mas o grau de funcionamento do pâncreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário